Preencha os campos corretamente
Digite corretamente o CPF
Digite corretamente o CNPJ
Digite corretamente
Digite corretamente
Digite corretamente
Digite o DDD
Digite corretamente o telefone
Digite corretamente o e-mail
Estado
Cidade
Seu nome
Nome do amigo
E-mail amigo
UNITAU de A a Z
VOCÊ ESTÁ EM: EAD / Superior de Tecnologia / AGROECOLOGIA
AGROECOLOGIA
DEPARTAMENTO EAD

+ INFORMAÇÕES

Duração do curso: 30 meses letivos

Grau acadêmico: Tecnólogo

Período / Vagas: Matutino / 50

Mensalidade R$303,80: Desconto Pontualidade 20% = Pague até o vencimento R$243,00

Polo: Taubaté

Coordenador: Prof. João Carlos Nordi

As metodologias que estruturam a proposta pedagógica do Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia oferecem ao aluno um completo sistema de aprendizagem, utilizando uma combinação dos métodos presenciais, acrescida de ferramentas de educação à distância, com especial destaque para as vinculadas aos sistemas de comunicação resultantes dos avanços na área de Informática. O curso objetiva formar profissionais com uma forte base conceitual, capacitados a atuarem efetivamente no mercado de trabalho. A formação no curso de Tecnologia em Agroecologia permite ao profissional, de forma especializada planejar, executar, monitorar, analisar e certificar sistemas de produção agroecológicos. Os estudantes deverão ser capazes de planejar, de operacionalizar e de controlar as atividades, utilizando modernas metodologias e tecnologias de gestão para identificar as oportunidades de redução de custos, de aumento da produção e qualidade dos produtos.


Perfil

O Tecnólogo em Agroecologia estará apto a atuar em propriedades rurais, cooperativas, associações, órgãos governamentais e não-governamentais, no manejo dos diferentes sistemas de produção vegetal (horticultura, fruticultura e silvicultura), e dos recursos naturais (solo, fauna, flora, recursos hídricos) e desenvolver ações integradas, que levem em conta a dimensão ética, social, política, cultural, econômica e ambiental dos agricultores familiares. O Tecnólogo em agroecologia apresentará competências para: a. Implantar ou orientar a implantação de sistemas agroecológicos de produção, conservação e comercialização de produtos agropecuários; b. Participar e atuar em diferentes segmentos das cadeias de produção agroecológicas; c. Desenvolver, planejar e avaliar projetos para o bom aproveitamento dos recursos naturais renováveis, bem como os de natureza ecológica; d. Atuar na organização e gerenciamento de empreendimentos agropecuários de caráter tanto empresarial quanto comunitário ou familiar, interagindo e influenciando nos processos decisórios de agentes e instituições e na gestão de políticas setoriais; e. Proceder a estudos e analisar projetos relacionados a produção sustentável ecológica de alimentos; f. Prestar assistência, assessoria, consultoria e orientação técnica à empreendimentos agropecuários ou organizações da sociedade relacionadas a esta área; g. Promover e articular o trabalho em equipes interativas e integrativas junto a organizações sociais.


Atuação Profissional 
O tecnólogo em Agroecologia planeja, analisa, executa e monitora sistemas de produção agropecuária, considerando os aspectos de sustentabilidade econômica, ambiental, social e cultural de modo integrado.

Atividades deste profissional,:

  • Pode atuar em propriedades rurais, cooperativas, associações, órgãos governamentais e não governamentais;
  • Manejo ecológico de sistemas de produção e da agrobiodiversidade;
  • Processos de certificação de sistemas agroecológicos;
  • Gestão;
  • Processamento e comercialização da produção agropecuária ecologicamente correta;
  • Utilização de metodologias participativas na organização da produção e da pesquisa.

O conhecimento da produção agropecuária e de ecossistemas, legislação ambiental, a visão crítica das relações sociais de produção, a aplicação metodológica de princípios do desenvolvimento sustentável, trabalho em equipe, sensibilidade e ética são requisitos à atuação deste tecnólogo.

Link Curto