Preencha os campos corretamente
Digite corretamente o CPF
Digite corretamente o CNPJ
Digite corretamente
Digite corretamente
Digite corretamente
Digite o DDD
Digite corretamente o telefone
Digite corretamente o e-mail
Estado
Cidade
Seu nome
Nome do amigo
E-mail amigo
UNITAU de A a Z
VOCÊ ESTÁ EM: EAD / Superior de Tecnologia / APICULTURA E MELIPONICULTURA
APICULTURA E MELIPONICULTURA
DEPARTAMENTO EAD

+ INFORMAÇÕES

Duração do curso: 24 meses letivos

Grau acadêmico: Tecnólogo

Mensalidade: Entre em contato com o Polo mais próximo de você

Coordenação: Profa. Márcia Regina de Oliveira

As metodologias que estruturam a proposta pedagógica do curso superior de Tecnologia em Apicultura e Meliponicultura oferecem ao aluno um completo sistema de aprendizagem, utilizando uma combinação dos métodos presenciais, acrescida de ferramentas de educação a distância, com especial destaque para as vinculadas aos sistemas de comunicação resultantes dos avanços na área de Informática.

O curso objetiva formar profissionais com uma forte base conceitual, capacitados a atuarem efetivamente no mercado de trabalho. Conhecimentos em ações de gerenciamento, de manejo, de qualidade e de produtividade apícola são essenciais. Os estudantes deverão ser capazes de planejar, de operacionalizar e de controlar as atividades, utilizando modernas metodologias e tecnologias de gestão para identificar as oportunidades de redução de custos, de aumento da produção e qualidade dos produtos. O curso proporciona ao aluno atuar na produção de mel, de pólen, de própolis, de geleia real, de polinização e de materiais biológicos como enxames e rainhas.

Perfil
O tecnólogo em Apicultura e Meliponicultura é o profissional que, com base nos procedimentos e técnicas adequados, gera e executa o controle operacional das diferentes atividades que compõem a cadeia e o arranjo produtivo apícola, promovendo a sua melhoria contínua para atingir níveis de serviço e de produtos mais elevados. Pode ainda gerir e controlar as atividades logísticas internas e o seu custeio, as relações com diferentes prestadores de serviço logístico, a informação e sua difusão, bem como as tecnologias subjacentes à operação logística.

Atuação Profissional
Como um profissional autônomo, ele pode exercer suas atividades sem a presença de mais produtores. Portanto, é o único responsável por todo o processo de produção das abelhas, necessitando, assim, de uma área rural disponível para a instalação do apiário. É possível trabalhar em sua propriedade rural, ou ser contratado para desempenhar ações na propriedade de outro produtor.

O futuro tecnólogo pode atuar desde o desenvolvimento de projetos para instalação de apiários e unidades de beneficiamento até nos trabalhos de logística de distribuição e venda de insumos e de produtos. O profissional também entenderá sobre o controle de qualidade dos produtos apícolas e os programas de procedimentos operacionais exigidos na indústria de alimentos de origem animal, podendo aplicar seus conhecimentos de tecnologia para gerenciar e explorar, de forma sustentável, o potencial das unidades de criação e de processamento.

Link Curto